segunda-feira, 29 de março de 2010

PESQUISA DATAFOLHA DESTE FINAL DE SEMANA: UM EXEMPLO DESCARADO DE COMO O PIG TENTA MANIPULAR A OPINIÃO PÚBLICA BRASILEIRA ATRAVÉS DA MENTIRA

A pesquisa do Datafolha divulgada no último sábado, se combinada com as reportagens de capa da “Veja” referentes ao caso “Bancoop” que procuraram relacionar a Ministra Dilma e o PT com o citado caso, mais os ataques ao ex-ministro José Dirceu em relação ao requentado caso “Eletronet” e as acusações contra o Presidente Lula e a Ministra Dilma Roussef por pretensa campanha eleitoral antecipada, é parte de uma estratégia de desespero da oposição brasileira e seus aliados representados pela elite que sempre governou o Brasil até 2002. Não esquecendo que o principal braço político desta elite esta na mídia, uma verdadeira rede de empresas de comunicação, cujos principais representantes são a Globo, o Estadão, a Folha e uma articulação de mídias espalhada por todo Brasil, principalmente no Estado de São Paulo, conhecida como Partido da Imprensa Golpista, o PIG, desde 2006, ano em que atuaram fortemente contra a reeleição de Presidente Lula.

Esta pesquisa caiu como uma luva para as necessidades urgentes da oposição e do PIG, na medida em que demonstra uma pretensa subida de José Serra e também uma outra pretensa paralisação no crescimento da Ministra Dilma Roussef. Se analisarmos em detalhes os números de Serra e Dilma, facilmente observaremos que estão estritamente no máximo da possibilidade da margem de erro de dois pontos percentuais. Serra que na pesquisa Datafolha de um mês atrás tinha 32% das intenções subiu exatamente quatro pontos e foi a 36%, portanto apenas dois pontos a mais que a margem de erro. Dilma que chegou a 28%, no ultima Datafolha teria caído para 27%, uma queda de um ponto, também dentro da margem de erro. Essa verdadeira “mexida nos números”, mesmo que tenha sido feita com no máximo quatro pontos resultou em uma diferença de nove pontos, que para efeito de mídia, principalmente para as pessoas que ainda não tem consciência de como se pode manipular uma pesquisa, engana e muito.

Nesse sentido, os números do Datafolha seguem sempre as variáveis dentro da margem de erro porque se outra empresa de pesquisa, por exemplo, o Vox Populi, divulgar uma pesquisa com Serra e Dilma empatados na casa dos trinta pontos, o Datafolha poderá argumentar que não errou e que as pesquisas estão na margem de erro.

Outro detalhe que a pesquisa do Datafolha produziu como fato é exatamente em uma análise dos números da pesquisa referentes às diferentes regiões brasileiras, com destaque para o Sul onde Serra teria conseguido ampliar a vantagem e entre as mulheres e os pobres, destacando ainda, segundo a análise da própria Folha até uma pequena diminuição da diferença no Nordeste. Isso faz sentido e também se encaixa na estratégia do PIG e da oposição porque sem Aécio de vice ficará muito difícil para Serra tentar abrir uma vantagem grande em Minas Gerais, nesse caso é imperativo para o tucano diminuir a vantagem de Dilma no Nordeste e obter uma vantagem considerável no Sul do Brasil, aliás, onde Dilma tem sua origem política, além da histórica tendência bairrista presente principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, que certamente irá favorecer Dilma quando a campanha eleitoral começar de fato.

Fica difícil então, não associar esta pesquisa do Datafolha a uma tentativa de manipulação, principalmente porque ela foi feita a menos de um mês da divulgação de outra pesquisa do mesmo Datafolha, com números demonstrando uma tendência de crescimento de Dilma e queda de Serra, diferente dos números desta última pesquisa, sendo que os números da pesquisa anterior do Datafolha foram confirmados recentemente por outras empresas de pesquisa, dentre as quais podemos citar o Vox Populi e até mesmo o impagável IBOPE.
Com a aproximação do inicio da disputa eleitoral quando o quadro político fica mais nítido, com a saída do poder dos políticos que vão disputar a eleição deste ano, Jose Serra, principal candidato da oposição e seus apoiadores das elites contrárias ao Governo Lula, em queda nas pesquisas eleitorais, precisavam mais do que nunca de uma ajuda e o Grupo Folha e o PIG não poderiam faltar com eles neste momento.

Manipular fatos e pesquisas de opinião tem sido uma pratica constante do PIG na história recente do Brasil, porém o que este pessoal que já governou o Brasil até 2002 parece não estar conseguindo aceitar é o fato de que o Brasil de hoje é outro, estamos falando dos brasileiros que se manifestaram no Fórum de Santana na condenação dos Nardonis, dos quase 80% que apóiam o Governo do Presidente Lula e que certamente jamais aceitarão um retrocesso à condição anterior a 2002. A melhora na condição social dos brasileiros nos últimos anos representou o fortalecimento da condição de cidadania. Fatos como, por exemplo, a histórica parcialidade da justiça brasileira em favor dos mais ricos não são mais aceitos pela maioria dos brasileiros, ao contrário, são motivos de indignação.

Ao imaginar que a maioria do eleitorado brasileiro poderá se deixar levar por mentiras e pesquisas fajutas, José Serra e o PIG estão cometendo um erro histórico fatal, podem acreditar.

Flávio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

terça-feira, 23 de março de 2010

ATÉ O ESTADÃO E OS QUATROS PRINCIPAIS INSTITUTOS DE PESQUISA JA ADMITEM: DILMA PODE VENCER NO PRIMEIRO TURNO

Abaixo matéria publicada hoje no site do Noblat (até ele teve que engolir):

Diretores dos quatro principais institutos de pesquisa do País veem cenário favorável à Dilma

O crescimento nas pesquisas eleitorais da pré-candidata do PT à Presidência, ministra Dilma Rousseff, ante a estagnação de seu provável adversário, o governador de São Paulo José Serra (PSDB) tem impressionado os diretores dos quatro principais institutos de pesquisa do País.
Márcia Cavallari, do Ibope, João Francisco Meira, do Vox Populi, Mauro Paulino, do Datafolha e Ricardo Guedes, do Sensus, estiveram reunidos em São Paulo na tarde de ontem para debater o cenário eleitoral, em evento da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas.
O professor Marcus Figueiredo, do Iuperj também esteve no debate, mediado mediado pela jornalista Cristiana Lôbo.
Meira deu o palpite mais ousado da tarde: "não é impossível imaginar que a Dilma ganhe a eleição já no primeiro turno", afirmou.
Segundo ele, quando há candidatos carismáticos, a disputa se concentra mais entre as personalidades desses candidatos. Mas, para ele, nem Dilma nem Serra são carismáticos. ‘Carisma não é o nome dessa eleição’, afirmou.
Ele listou alguns fatores que, na sua avaliação, devem decidir a disputa eleitoral. O primeiro seria a economia: se estiver ruim, a tendência é de mudança - mas a economia é o principal trunfo do governo Lula.
Em segundo, o aspecto ideológico - nesse caso, diz ele, 56% das pessoas se definem como sendo de esquerda e 30% como eleitores do PT.
Além disso, ele lembra o tempo de TV como decisivo - e a construção das alianças deve garantir um tempo maior à candidata governista. Por último ele cita algum acidente, debate ou fato inesperado que possa alterar a opinião dos eleitores.
Sua avaliação é parecida com a de Ricardo Guedes, do Sensus. Segundo ele, "Dilma tem produto para mostrar, a economia. O Serra não tem. Hoje a tendência é muito mais pró-Dilma".
Já Márcia Cavallari, do Ibope, e Mauro Paulino, do Datafolha, adotaram um pouco mais de cautela em suas exposições, embora tenham admitido cenário favorável à Dilma. Os dois usaram a mesma expressão para definir o caso: "pesquisa é diagnóstico, não prognóstico".
"O comportamento do eleitor não é matemático. A campanha ainda tem muita coisa para acontecer. O que a gente sabe é que o eleitor se sente muito confortável de ter votado no Lula e agora fazer essa avaliação de que acertou. Ele pensa: 'Acertei, e o País está tendo avanços'. O eleitor considera que os avanços foram muito mais profundos no governo Lula. A comparação com o governo FHC é prejudicial para o Serra", afirmou a diretora do Ibope.
De acordo com Márcia, um terço está com Serra, um terço está com Dilma e um terço que vai decidir a eleição. Reservadamente, porém, ela destacou que não só a Dilma está crescendo, como há tendência de queda de Serra, ainda que dentro da margem de erro.
Já Paulino lembrou que na pesquisa Datafolha de dezembro de 2009, 15% dos eleitores não sabiam que a Dilma era a candidata do Lula, mas queriam votar na candidata do Lula. "E o que nós observamos em fevereiro, é que ainda há margem de crescimento para Dilma", afirmou.
Segundo ele, a dúvida é saber se Dilma vai transmitir ao eleitorado que tem a mesma capacidade de administração que o Lula tem."O eleitor vai poder comparar Serra com Dilma, Dilma com Lula".


Editado por Flávio Luiz Sartori

segunda-feira, 22 de março de 2010

MONTENEGRO: PESQUISA NÃO É ADIVINHAÇÃO É ANÁLISE CIENTÍFICA.

Acabo de ler um resumo crítico das justificativas do Montenegro do IBOPE no blog do Azenha, em relação ao fato das coisas não terem saido como ele tentou profetizar desde a metade de 2009 nos principais veiculos do PIG.

Desde o primeiro momento ficou demonstrado inclusive aqui neste blog que as amostragem utilizadas na época por IBOPE e Datafolha, principalmente em relação a escolaridade dos entrevistados tinham quantidade de entrevistados pertencentes as classes mais abastadas acima dos números do IBGE, maior exemplo disto seria o fato de as cotas de entrevistados com curso superior estarem acima da média históriva do Brasil.

Também é importante citar que as amostragens totais destas pesquisas, com média de 2.000 entrevistados representam um número muito baixo, o Datafolha começou a chegar em números que indicavam a subida de Dilma quando começou a trabalhar com amostragens totais mais altas, acima de 5.000 entrevistados.

Isso significa que o diretor do IBOPE, quando pregava que o Presidente Lula não transformaria sua imensa popularidade em votos para a candidata Dilma Roussef, estava na realidade militando contra a candidata do Presidente Lula a favor de Serra, não estava sendo profissional.

O diretor do IBOPE como cidadão brtasileiro pode declarar voto quem quiser, mas, como pretenso profissional de pesquisa de opinião tem que trabalhar com números reais e verdadeiros.
Suas avaliações, o tempo esta comprovando, estavam completamente erradas. Vindas de alguém que dirige um instituto que ainda tem a importância do IBOPE, principalmente por ser o medidor oficial da audiência dos canais de TV brasileiros, só serviram para duas coisas:

Primeiro, para transformar Montenegro em motivo de chacota.

Segundo, denegrir a imagem dos profissionais de pesquisa e também a imagem de uma empresa que deve ter sido construida com muito trabalho pelo pai do proprio Montenegro.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

sexta-feira, 19 de março de 2010

FIM DE SEMANA, UM MOMENTO DE CURTIÇÃO, DE MUSICA, REFLEXÃO, DE COLOCAR O PIG E A GLOBO NOS SEUS DEVIDOS LUGARES...

A GLOBO COM AJUDA DO GOOGLE COLOCA PROPAGANDAS NO VÍDEO PARA ELE NÃO SER DIVULGADO, OU MELHOR, USADO POR NÓS. ESQUEÇAM A PROPAGANDA E FOQUEM NA CRÍTICA DO VÍDEO.....

Nos anos oitenta esta música, "Televisão", me impressionou muito era atual para aquele momento e continua até hoje.
Quando coloco uma música no blog procuro um vídeo com qualidade e este foi o menos chulo que encontrei com esta musica, o vídeo é meio anárquico, tem até uma foto do Presidente Lula ao lado do Busch, mas está no contesto da informação.
O vídeo é importante porque ajuda a desnudar a Globo, que hoje é o principal membro do PIG.

Também faz lembrar um Titãs que tinha Arnaldo Antunes.

Aliás, isso me faz lembrar um memorável show do Titãs no teatro de arena aqui em Campinas no início dos anos oitenta do século passado quando eles ainda eram Titãs do Ie Ie Ie, foi demais dancei muito com o som dos caras....

Curtam o védeo:



É isso ai, que este som sirva de inspiração para nossas batalhas futuras contra tucanos, demos e o PIG.

Flávio

quinta-feira, 18 de março de 2010

PESQUISA IBOPE CNI DEMONSTROU QUE NÃO DA MAIS PARA ESCONDER O ÓBVIO: LULA E DILMA ROUSSEF JÁ TEM O VOTO DE 34% DOS BRASILEIROS

Desde 2009, quando o quadro da corrida presidencial começou a se delinear, principalmente quando o Governo Lula deu sinais claros que teria um candidato, no caso candidata, forte e em condições de vencer a eleição presidencial de 2010, a posição e o PIG se movimentam no sentido de tentar desacreditar a candidatura governista, uma das principais formas utilizadas, além dos constantes ataques e denúncias, foi e tem sido a divulgação de pesquisas com números desencorajadores para a candidata do Presidente Lula, a Ministra Dilma Roussef.
Devido a Internet e a coragem de profissionais, dentre os quais cito, sem querer desmerecer a importância de todos blogueiros envolvidos nessa luta, Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif e Luis Carlos Azenha, todas as pesquisas que tentaram desqualificar a possibilidade de crescimento da candidatura Dilma Roussef foram devidamente denunciadas e desmascaradas.

Em outras eleições eu mesmo pude constatar que as principais empresas de pesquisa do Brasil de comum acordo com o PIG sempre manipularam números para favorecer candidatos aceitáveis pelo PIG. Quem não se lembra dos números manipulados pelo IBOPE e pelo Datafolha na eleição para Governador de São Paulo de 1998, quando Marta Suplicy estava bem mais próxima de Mário Covas do que demonstravam os números nas vésperas do Primeiro Turno. Naquele ano, apesar da Internet já existir, os blogs e o número de internaltas ainda eram muito pequenos e profissionais como eu não tinham condições de se fazerem ouvidos, ou melhor, lidos, como felizmente acontece hoje.

Voltando aos números de ontem da pesquisa IBOPE/CNI, para mim eles não são surpresa, aliás, posso afirmar categoricamente que eles sempre foram muito mais próximos da realidade atual e por um motivo muito óbvio; o Governo Lula começou a construir sua aceitação pela imensa maioria dos eleitores brasileiros desde o primeiro momento em Janeiro de 2005, quando o próprio Presidente anunciou que implementaria um plano de emergência para a significativa parcela da população brasileira, que historicamente sempre tinha ficado relegada à condição de viver próxima ou na própria pobreza, ao priorizar programas sociais, como por exemplo, o Fome Zero.

Nesse sentido, mesmo questionando as cotas de entrevistados, principalmente pelo IBOPE e pelo Datafolha, dentre as quais cito em especial o item escolaridade, além da amostragem de entrevistados com um total de apenas 2002 pesquisados, considerado por mim muito pequeno, cito como principais números da pesquisa IBOPE/CNI, os referentes à escolha espontânea em relação as candidaturas presidenciais. Observem bem que, faltando ainda mais de seis meses para o dia da votação, pelos números da pesquisa, apenas 42% dos entrevistados se declararam indecisos na escolha espontânea, ou seja, subtraindo os 7% que responderam a pesquisa que votariam em branco ou anulariam o voto, 51% dos entrevistados responderam que votariam em um candidato a presidência, sendo 20% no Presidente Lula mesmo que ele não possa mais se candidatar, 14% em Dilma Roussef, 10% em José Serra, 3% em Aécio Neves, 1% em Marina Silva, 1% em Ciro Gomes e 2% em outros candidatos. Desses números destacamos que o Governo Lula tem, somando os votos do Presidente com os votos de Dilma Rouusef, 34% de intenções de votos espontâneas, ou seja, mais de um terço dos eleitores brasileiros, enquanto que os candidatos identificados com a oposição (Serra, Aécio e até mesmo Marina) não chegam a 15%.
Incluindo na análise os 53% que responderam na pesquisa que votariam em um candidato apoiado pelo Presidente Lula fica difícil não identificar que o PIG continua manipulando os fatos, pelo simples fato de que preferiu dar destaque aos números estimulados com Serra em primeiro lugar com 35%, Dilma com 30%, Ciro 11% e Marina 6%, que como pudemos constatar, no atual quadro são desprezíveis.

Conclusão é óbvio que a eleição presidencial de 2010 começou a ser ganha pelo Governo Lula e pelas forças políticas que dão sustentação a seu governo em decorrência dos serviços prestados a nação brasileira depois de séculos de dominação de uma elite atrasada. O que o Governo Lula fez foi simplesmente se propor a romper um “círculo vicioso” e optar pelo caminho do desenvolvimento sempre combinado com a luta pela eliminação da histórica desigualdade social.

Flávio Luiz Sartori –
flavioluiz.sartori@gmail.com

terça-feira, 16 de março de 2010

ESTRATÉGIA DA OPOSIÇÃO E DO PIG DE ATAQUES AO GOVERNO LULA: “O TIRO VAI SER PELA CULATRA” PODEM ACREDITAR

Definitivamente a democracia brasileira esta prestes a passar por mais um teste nas eleições presidenciais deste ano, não será um teste da capacidade dela de resistir aos solavancos que podem levar ao retrocesso, como por exemplo foi o impeachement do Presidente Collor. Será um teste de como a opinião pública do eleitorado brasileiro deverá se comportar diante da intervenção de grupos políticos e empresariais, principalmente os ligados as empresas de mídia, no sentido de defender interesses de setores minoritários da sociedade brasileira, que sempre foram privilegiados desde os tempos em que o Brasil era uma colônia de Portugal.

Com a chegada da oposição ao poder em 2002 e o mandato do Presidente Lula, a cidadania plena ficou mais perto da imensa maioria de brasileiros trabalhadores que sempre foram marginalizados porque nunca conseguiam ter acesso a um padrão de vida que permitisse um mínimo de participação em uma sociedade de consumo. A ascensão social destas camadas populares permitiu a elas visualizar um futuro melhor também até para seus filhos.

A identificação da oposição de hoje com os governistas do passado recente anterior a 2002, nas figuras de FHC e José Serra, além dos impagáveis e ilustres membros do DEM é um fato concreto que não pode ser desprezado.

Porque a maioria do eleitorado brasileiro votou na oposição em 2002? Porque não concordavam mais com a forma como tucanos e demos governavam o Brasil. Porque votou reelegendo Lula presidente em 2006? Porque o Brasil melhorou. E porque então votariam em Serra agora em 2010 se o Brasil esta melhor ainda? Boa pergunta, mas que tem ficar sem resposta porque no sentido prático dos fatos não existem bons motivos para a maioria dos eleitores brasileiros votarem no Serra hoje. Por isso mesmo a oposição não tem muitos alternativas no campo de debate político, terá que partir para o tudo ou nada, terá que criar um clima de terrorismo e medo em parte do eleitorado na tentativa de que decidam o voto de forma emotiva em detrimento da razão.

Os ataques ao Governo Lula e a Ministra Dilma Roussef dos últimos dias são um sintoma bem claro de que diante da falta de opções a oposição partiu para o tudo ou nada em uma estratégia onde caberá ao PIG, principalmente a Rede Globo, o papel de denegrir a imagem do Governo Lula enquanto José Serra posará de bom moço melhor preparado para governar o Brasil do que Dilma Roussef.

Nesse sentido o teste da democracia brasileira será no sentido de como se comportará a opinião pública diante de uma bolha de denuncias fabricada para denegrir a imagem de um governo popular para tentar ajudar uma oposição impopular.
Nós, eleitores brasileiros já votamos em eleições presidênciais a 20 anos e em cinco oportunidades e 2010 será a sexta desde 1989, isso significa que não somos marinheiros de primeira viagem.

A tentativa da oposição e do PIG no sentido de manipular a opinião é muito arriscada, ela parte por si só de um principio que logo de cara já deixa evidente um menosprezo diante da capacidade do eleitor brasileiro, atualmente, de identificar esta manipulação. Se, como temos observado pela tendência da opinião publica nos últimos anos esta manipulação for identificada pela maioria dos eleitores brasileiros, aliás, o que é quase certo, “o tiro sairá pela culatra” para a oposição e o PIG.

Quem viver verá.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

sexta-feira, 12 de março de 2010

MINHA HUMILDE HOMENAGEM AO CARTUNISTA GLAUCO, MAIS UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA

O inesquecível Zé do Apacalipese:




E a mais recente:


Sem palavras......

Flávio Luiz Sartori

quarta-feira, 10 de março de 2010

O ATAQUE DOS “PIGs”: OPOSIÇÃO E O PIG DÃO SINAIS QUE PARTIRÃO PARA O TUDO OU NADA CONTRA A CANDIDATURA DILMA

A partir do último fim de semana observamos nos principais meios de comunicação do PIG, dando nome aos bois, a Globo, o Estadão, a Folha, a Veja (Oia em Piracicaba) e até a PIG enrustida Band dentre tantos outros espalhados pelo Brasil, ataques tendo como pano de fundo casos de acusações sem fundamento e já requentadas, principalmente á dirigentes do PT.

O objetivo destes ataques é o mesmo de sempre, criar um clima, principalmente nos estados do Sul e do Sudoeste, onde se concentra o maior número de eleitores e também onde o PIG tem conseguido manipular com mais facilidade a opinião pública mais sensível ao discurso falso moralista, no sentido de denegrir a imagem, principalmente do Partido dos Trabalhadores, e dessa forma tentar frear o crescimento continuo da candidatura da Ministra Dilma Roussef nas pesquisas de intenção de votos.

A adoção desta estratégia pelo PIG em articulação com a oposição significa que diante do quadro não favorável, pelo menos no campo disputa do debate político, a única saída disponível diante do enfraquecimento da candidatura Serra será a da campanha suja, criando um clima de ataques comandados pelo PIG contra o partido dos Trabalhadores e o PMDB Nacional centrado nas figuras do Senador José Sarney e do Governador do Rio Sérgio Cabral e todos aliados políticos que fazem parte da base de sustentação política do Governo Lula.

A estratégia da oposição em articulação com o PIG é, no caso de uma candidatura oposicionista, quase certo Serra, não conseguir entrar na disputa com um mínimo de condição de equilíbrio, partir para ataques constantes executados pelo PIG buscando influenciar uma parcela da opinião pública que faça a diferença em um primeiro turno para levar a eleição para um segundo turno, sendo que, nesse caso a campanha política seria feita em um clima de emoção forçada, criado a partir de denúncias feitas pelo PIG.

Aparentemente a disputa seria desigual devido à disparidade entre as forças que apóiam o Governo Lula e a inserção delas na mídia em comparação com o poder de fogo do PIG. Nossa vantagem estaria na capacidade de inserção na iternet associada à crescente influência desta junto a opinião pública como um contra ponto aos jornais escritos, revistas, rádios redes de televisão tradicionais. Precisamos ter uma estratégia conjunta de mobilização da opinião pública para fazer frente a estes ataques, temos que buscar, além daquilo que já dispomos à nível das forças políticas que representamos, apoio junto a todos setores da sociedade civil, inclusive aqueles não comprometidos partidariamente mas identificados com o apoio ao Governo Lula.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

segunda-feira, 8 de março de 2010

PORQUE OITO DE MARÇO É O DIA DA MULHERES?


Porque em 8 demarço de 1857 mulheres operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Yorque fizeram uma greve para reivindicar melhores condições de trabalho. Na metade do século XIX as mulheres eram obrigadas a trabalhar 16 horas por dia e recebiam apenas um terço do que os homens ganhavam.

Em pleno século XIX aquelas heróicas americanas fizeram uma greve para reivindicar redução na carga diária de trabalho para 10 horas, equiparação de salário com os homens e tratamento digno no trabalho.

A greve foi reprimida com violência. As mulheres grevistas foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 operárias tecelãs morreram queimadas.

As mulheres americanas de Nova Yorque se tornaram mártires e foram consideradas um símbolo na luta pelos direitos das mulheres.


Somente em 1910, durante uma conferência na internacional das mulheres socialistas, realizada em Copenhague, Dinamarca ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.


Eu não poderia deixar de homenagear as mulheres nesta data e tinha que ser com música com a bela canção do Simply Red - Never Never Love.






Nunca Nunca Amor

Então agora nós temos nossa independência
O que nós iremos fazer com isto?
Aprendendo jogar jogos diferentes
Já usando nomes diferentes
Porque agora nosso amor não tem nenhuma semelhança
Para o antes do qual nós tivemos
Quando nosso amor era bom que era tudo aquilo que nós vimos
Quando nosso amor era bom que nos encobriu antes
Esta real revolução, meu bem
Quando você não está mais debaixo de mim
Nunca nunca amor, nunca pode ser o bastante
Nunca é o bastante, só ai não é bom o bastante
Nunca nunca amor, nunca pode ser o bastante
Nunca é o bastante, oh não
Então agora nós temos nossa independência
O que vamos nós fazer com isto?
Construindo as casas, reivindicando a terra atrás,
Queimando as pontes, limpando suas mãos,
Porque agora nosso amor não tem nenhuma semelhança
Para o antes do qual nós tivemos
Agora nosso amor tem algo para o futuro
Agora nosso amor cultivará as sementes para semear esta revolução real
Esta boa revolução meu bem
Onde você não está mais debaixo de mim


É isso ai, quando o machismo acabar de uma vez ficará o melhor para se curtir em uma mulher: o amor....Para minha esposa e minha filhinha...

Flávio Luiz Sartori

quinta-feira, 4 de março de 2010

NÃO FAÇO NADA SEM MÚSICA, ADORO BOÇA NOVA: HOMENAGEM A JOHNNY ALF E SEU MAIOR SUCESSO "EU E A BRISA"

Johnny Alf foi um dos maiores interpretes e fundador da Bossa Nova. Sua morte hoje aos 80 anos deixa um vazio na música mundial, mas ele ja é eterno...



Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

segunda-feira, 1 de março de 2010

PESQUISA DATAFOLHA DEMONSTRA QUE O ARCO DE POSSIBILIDADES PARA A OPOSIÇÃO ESTA SE ESTREITANDO: CHAPA SERRA/AÉCIO PODE NÃO SER A SOLUÇÃO TÃO SONHADA


Apesar da própria Folha ter tentado esconder a Pesquisa divulgada domingo pelo Datafolha tem como principal resultado o fato de que a Ministra Dilma Roussef com 28% de intenções de votos espontâneos , candidata do Presidente Lula, já esta tecnicamente empatada com o Governador de São Paulo José Serra com 32% de intenções de votos espontâneos.

A própria Folha traz análise indicando que nas próximas pesquisas Dilma deverá passar Serra e assumir a liderança. Diante desta realidade o arco das possibilidades está cada vez menor para a oposição, principalmente depois do escândalo do DEM em Brasília.

Nesse sentido, em um exercício de análise, as possibilidades da oposição, hoje, seriam praticamente três; um reviravolta na conjuntura da economia mundial com o retorno da crise com conseqüências graves para o Brasil, principalmente em relação ao emprego nos próximos seis meses , o surgimento de um escândalo de graves conseqüências em setores do governo muito próximos ao Presidente Lula e a tão falada e sonhada aliança de José Serra com o Governador de Minas Aécio Neves aceitando ser vice na chapa da oposição liderada pelos tucanos.

Quanto a crise, nessas alturas do campeonato parece muito difícil que ela realmente aconteça, em relação aos escândalos, eles podem até aparecer insuflados pelo PIG, porem a capacidade do PIG de transformar eles em fatos de peso na realidade política brasileira é cada vez menor e o Governo Lula já está vacinado. Restaria então a tão desejada chapa dos sonhos com Jose Serra candidato a Presidente e Aécio a vice, só que esta faltando uma coisa fundamental neste desejo oposicionista, falta perguntar ao eleitor, principalmente de Minas Gerais, que tem votado em Lula para Presidente e Aécio para Governador nas duas últimas eleições de 2002 e 2006, que tipo de rumo ele realmente irá tomar.

Tomando como base o fato de que praticamente todas pesquisas de opinião demonstram que a avaliação de Ótimo e Bom é praticamente a mesma, um pouco acima dos 70%, tanto para o Presidente Lula quanto para o Governador de Aécio Neves no Estado de Minas Gerais, fica difícil acreditar cegamente que a chapa com Serra e Aécio de vice teria plena vantagem sobre a candidatura Dilma apoiada pelo Presidente Lula em Minas pelo simples fato de que os dois, Governador e Presidente da Republica, tem popularidade semelhante no estado. Além disso, o debate da sucessão presidencial, principalmente levando em conta que existe de fato um clima conjuntural na sociedade brasileira que favorece o caráter plebiscitário da eleição presidencial, tende a ter características próprias diante do eleitorado brasileiro e também de Minas Gerais.

Conclusão, acho precipitadas estas análises que colocam a figura de Aécio Neves como candidato a vice de Jose Serra como um fator que poderá reequilibrar a corrida presidencial. Parece mais uma tentativa desesperada da oposição diante de um quadro conjuntural cada vez mais favorável ao Governo Lula. Sem querer desmerecer a popularidade de Aécio Minas, o fato é que o eleitor brasileiro se comporta, a cada eleição que passa, de forma mais racional e pragmática e certamente saberá, não só em todo Brasil, mas em Minas também, diferenciar o caráter das disputas, provavelmente votando de uma forma a nível estadual e de outra forma à nível federal. Quem viver verá.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com