quinta-feira, 30 de junho de 2011

NASCIMENTO DO PODER DA MÍDIA: EM 1938 ORSON WELLES CONSEGUIU CONVENCER MILHARES DE AMERICANOS QUE O PLANETA TERRA ESTAVA SENDO INVADIDO POR EXTRA TERRESTRES VINDOS DE MARTE.

Direto http://www.pucrs.br

A partir de um simples estúdio de rádio a idéia concebida por
Orson Welles se tornou uma realidade que levou milhares de
americanos ao desespero.


A invasão dos marcianos


O cenarista Orson Welles, em outubro de 1938, propôs à rádio Columbia Broadcasting System uma transmissão diferente: uma adaptação de A guerra dos mundos. A obra é um dos livros de ficção científica mais famosos do escritor H.G. Wells. Na época de sua publicação, foi considerado perigoso, pois poderia causar fobias nos leitores.
Depois de passar 15 dias convencendo a direção da rádio a não colocar a locução na programação do dia, a transmissão foi ao ar às 20 horas do dia 30 de outubro daquele ano.
Depois das previsões meteorológicas, a rádio começou a tocar música. Houve uma interrupção brusca e o locutor disse: "A C.B.S. interrompe seu programa para anunciar aos ouvintes que um meteoro de grandes dimensões caiu em Grovers Hill, no Estado de Nova Jersey, a algumas milhas de Nova York". A música voltou e novamente foi interrompida para a entrevista com um professor de meteorologia sobre a origem dos meteoros. Em seguida entrou no ar um repórter falando sobre o meteoro e os muitos curiosos ao redor. Então, o enviado especial começou a descrever o meteoro se abrindo e dele saindo seres gigantescos com tentáculos. De repente, ele foi morto por raio disparado pelos seres extraterrestres.
Ruídos na rádio foram seguidas de uma locução sobre os invasores do planeta Marte em batalha com a polícia e que o conflito estava atingindo outras áreas além de Grovers Hill. O locutor anunciou a morte de pessoas.
Enquanto isso, em Nova York e em outras regiões próximas, quartéis dos bombeiros, postos policiais, hospitais, redações de jornais foram invadidos por multidões. Eram as pessoas alarmadas. Naquela época, a Europa tinha sinais de guerra e os americanos temiam uma invasão. O rádio exercia grande influência na população e as pessoas realmente acreditaram na transmissão da invasão dos marcianos.
Na cidade mais próxima ao local da batalha, Newmark, 50 mil pessoas fugiram de suas casas em busca de abrigos naturais. Em várias outras cidades, pessoas se jogaram de janelas, se suicidaram, saíram histéricas nas ruas. A população estava verdadeiramente apavorada com os visitantes hostis.
Ainda parte da simulação, foi ao ar uma declaração do secretario de Estado do Interior dizendo que as pessoas deveriam sacrificar a própria vida para que fizessem prevalecer a vida humana na Terra. E o locutor anunciou que os monstros estavam próximos a Nova York.
Logo chegaram à CBS as primeiras notícias de que a população estava histérica. No entanto, o diretor da estação resolveu não anunciar que tudo não passa de um transmissão fictícia e decidiu continuar. Foi narrado, então, o início da invasão a Nova York. Um gás mortífero estava no ar e atingiu até mesmo os prédios mais altos. O locutor foi vítima da arma assassina e caiu morto. Logo a transmissão chegou ao fim. Depois de poucos segundos, o locutor disse: "Vocês acabaram de ouvir a primeira parte de uma irradiação de Orson Welles, que radiofonizou A guerra de dois mundos, do famoso escritor inglês H. G. Wells".
Durante todo esse tempo, Orson Welles esteve na Flórida, bebendo uísque e ouvindo a transmissão com amigos, sem imaginar que a brincadeira levara muitas pessoas ao desespero total. Depois desse episódio, que virou manchete nos jornais do mundo todo, ele se tornou famoso.


Brincadeira? Podem acreditar isto aconteceu de fato.

Flávio

domingo, 26 de junho de 2011

FAÇA A COISA CERTA: UM FILME PARA ASSISTIR, REFLETIR E NÃO ESQUECER TÃO FÁCIL. UMA OBRA COM O OLHAR DE SPIKE LEE SOBRE QUESTÃO RACIAL NOS EUA NO FINAL DO SÉCULO PASSADO. UM FILME ONDE FATALMENTE ENCONTRAREMOS UM POUCO DE CADA UM DE NÓS.

Um filme realmente revolucionário, um marco na historia do cinema, pura polêmica: FAÇA A COISA CERTA ( Do the Right Thing)



A revolucionaria trilha sono do Public Enemy - uma reflexão sobre a luta pelo poder de cada dia de nossas vidas.



Impossivel julgar este filme para as outras pessoas, apenas assistir para refletir, se descobrir verdadeiramente.

Acessem a vídeo no http://filmesblack.blogspot.com/2009/03/faca-coisa-certa.html.

Porque o filme é avermelhado originalmente? Porque?

Flávio

quinta-feira, 23 de junho de 2011

OS BLOGS VIERAM PARA FICAR E TRANSFORMAR NOSSA RELAÇÃO COM A INFORMAÇÃO NO DIA A DIA.

Sem a Internet a sociedade poderia ter tido um destino similar ao
desenho acima.


A não muito tempo, digamos de dez a vinte anos, século passado, podemos até não ter a percepção exacta para avaliar os fatos com mais frieza, mas o mundo era outro, a Internet apenas engatinhava.
O poder de fogo da mídia tradicional, independente da posição política assumido pelos meios de comunicação era bem maior que hoje, a Rede Globo reinava quase que absoluta. Rádios, emissoras de televisão, jornais tradicionais, todos posavam de formadores de opinião sempre a partir da classe média realmente mais bem informada.
Assim os fatos criados a partir informações inconsistentes podiam tomar uma dimensão muito maior que hoje, a manipulação era possível de acontecer com maior possibilidade, o poder dos meios de comunicação era muito mais presente, basta lembrar o célebre caso da acusação de pratica de pedofilia contra os proprietários da Escola Base em 1994, acessar estória completa no site Mídia na Mira no endereço http://equipemidianamira.wordpress.com/2009/04/08/breve-resumo-do-caso-escola-base/ , para conhecer os fatos com detalhes, para se ter uma ideia de como a mídia em bloco podia transformar pessoas inocentes em criminosos.
A realidade da mídia hoje representa uma nova situação, mesmo que o poder principalmente das grandes redes de televisão ainda esteja muito presente no dia a dia, a existência dos blogs e das redes sociais é cada vez mais presentes e o que é importante, diretamente nos domicílios e também no dia a dia das pessoas. Isso significa uma imensa pluralidade de ideias que se prolifera todos os dia através de blogs e redes sociais, como por exemplo o Facebook, onde as pessoas, digo os internaltas, tem liberdade para se expressar, com o detalhe de que sempre poderão ser lidos por outros internaltas, nem que não sejam muitos, mas com o detalhe de que, tanto poderão concordar ou discordar do que leram, porém o importante será o fato de que a ideia do que leram proliferará sempre.
Este mundo verdadeiramente mágico me fascina e muito, vai longe o tempo que eu era obrigado a ouvir as palavras ditatoriais do Jornal Nacional a noite, ou ler a Folha ou o Estadão, e ser obrigado a ficar sem poder questionar nada, apenas ficar inconformado sem poder de reação.


Por isso mesmo sou blogueiro independente, expresso meus pontos de vista democraticamente, aceito críticas (não ofensas), tenho lado e me sinto muito bem assim.


Flávio Luiz Sartori

quarta-feira, 22 de junho de 2011

AGORA QUEM DA A BOLA É O SANTOS, CAMPEÃO DAS AMÉRICAS QUASE CINQUENTA ANOS DEPOIS...VIVA O SANTOS...



da lhe peixe, da lhe.....

Bom final de semana e até a final com o Barcelona....

Flávio


sexta-feira, 17 de junho de 2011

CARAMBA, COMO PUDE ESQUECER DE HOMENAGEAR BB KING NESTE BLOG? COMO?

Então chegou o momento, vamos lé e em dose dupla:

Só BB King



Com U2



Bom fim de semana....

Flávio

segunda-feira, 13 de junho de 2011

PAULO HENRIQUE AMORIM USA AS MESMA TÁTICAS DO PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA, O PIG, QUE ELE TANTO CONDENA, PARA ATACAR O PMDB E O VICE PRESIDENTE MICHEL TEMER

Esta aliança foi construída para que o Brasil continue
avançando para um futuro sem pobreza e miséria


Admiro o trabalho do Paulo Henrique Amorim, mas, esta cruzada dele contra o PMDB, ou melhor, contra a participação do partido no espaço que tem direito na coligação que elegeu e sustenta politicamente o mandato da Presidenta Dilma Roussef ja esta parecendo outra cruzada, a do PIG contra o Governo do Ex Presidente Lula.
Curiosamente a linguagem usada é a mesma.
Politica não se faz com o estômago, não devemos colocar nossas paixões na frente da razão ou como instrumento de nossas opções políticas e ideológicas.
O PMDB é fundamental para a democracia brasileira. Diante do vácuo aberto no centro ideológico brasileiro devido a opção à direita pelo PSDB e seus aliados, o PMDB naturalmente e sob a direção do Vice Presidente Michel Temer apenas recupera o espaço que foi seu naturalmente e historicamente. Isto deixa parte da classe política, da esquerda a direita, que optam pelo sectarismo muito incomodados, dai estes ataques ao PMDB sem razão de ser.
Quando pessoas como Paulo Henrique Amorim atacam o PMDB apenas fazem o jogo da direita e do PIG que eles tanto criticam.

Flávio Luiz Sartori
flavioluiz.sartori@gmail.com

sábado, 11 de junho de 2011

A HOMENAGEM QUE NÃO PODIA FALTAR NESTE BLOG: JOÃO GILBERTO 80 ANOS, DISPENSA COMENTÁRIOS, APENAS PARA OUVIR E SE EMOCIONAR

João Gilberto em no Festival de Águas Claras em 1983.
Não é necessário escrever mais apenas ouvir e curtir.






E foi de madrugada ao nascer do sol que ele cantou...
Feliz aniversario João Gilberto e espero estar aqui daqui dez anos comemorando seus 90 anos....

Valeu.....

Flávio

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ENTENDO QUE UM BLOG TAMBÉM É UM LUGAR PARA OUSADIAS, ROMPIMENTOS COM O CONVENCIONAL, COMO ESTE GÊNESIS DO INÍCIO DAS ANOS SETENTA, AINDA COM PETER GABRIEL NO VOCAL E PHIL COLLINS NA BATERIA. DEPOIS UMA SEGUNDA VERSÃO COM PHIL COLLINS SAINDO DA BATERIA.

Primeira Versão: Peter Gabriel no vocal.





I Know What I Like (In Your Wardrobe)

Eu Sei o Que Gosto (n Armário Seu)


Hora e UMA, Hora e do Almoco
Quando o sol bate forte e eu me deito sem banco
POSSO semper Ouvi Falar-los


Sempre houve Ethel:
"Jacob, acorde! Voce TEM arrumar Que Seu quarto agora"


in E seguida o Sr. Lewis:
? JA Não É Hora de elementos se Virar Sozinho? "


Nenhum muro do Jardim, Dois passarinhos do amor?cuco pra VOCÊ!
Mantenha-os movendo lâminas


Eu Sei O Que eu Gosto, Gosto e eu não sei Que
This Melhor Guarda Roupa ficando sem Seu
Dando um show de Passo hum Seu Frente in


Noite de domingo, o Sr. Chamou Farmer, e Disse:
"Filho ESCUTE, VOCÊ estabele Seu perdendo tempo, pra Futuro HÁ UM VOCÊ não Ramo de saídas de emergencia Venha comeu uma Cidade.!?
Mas eu me Lembrei de UMA Voz do Passado
"Apostas tão se pagam quando se estabele ganhando" Tenho de agradecer uma velha Senhorita Mort
Por fracassado hum Educar
Mantenha-os movendo lâminas


Eu Sei O Que eu Gosto, Gosto e eu não sei Que
This Melhor Guarda Roupa ficando sem Seu
Dando um show de Passo hum Seu Frente in


Eu Sei O Que eu Gosto, Gosto e eu não sei Que
This Melhor Guarda Roupa ficando sem Seu
Dando um show de Passo hum Seu Frente in


Quando o sol bate forte e eu me deito sem banco
POSSO semper Ouvi Falar-los
Eu, eu sou apenas UMA MÁQUINA DE CORTAR grama
Voce Percebe Pelo Jeito Que eu ando


Segunda Versão: Phil Collins saindo da bateria




Curtam e até a próxima.

Flávio

domingo, 5 de junho de 2011

A DIALÉTICA DA CRISE: O QUE É UMA CRISE DE FATO? NAS ULTIMAS SEMANAS A MÍDIA TRADICIONAL, O PIG, ABUSOU DA PALAVRA PRA VALER. MAS SERÁ QUE ESTAMOS EM CRISE MESMO?

O que é realmente uma crise?

Nas últimas semanas a mídia tradicional do Brasil, desta vez inclusive com a participação de até mesmo de críticos as “crises fabricadas”, se fartou em criar um clima de crise no Governo da Presidenta Dilma Roussef por conta de denúncias contra o Ministro Antônio Palocci, que teria tido seu patrimônio aumentado em vinte vezes em um espaço muito curto de tempo.
 A denuncia foi o estopim para que notícias diárias fluíssem pela mídia praticamente que diariamente em uma verdadeira novela onde informações foram sendo adicionadas até o clímax na tentativa de explicar o aparentemente inexplicável por parte do ministro em dois dos principais veículos de comunicação do Brasil, a Rede Globo e o Jornal Folha de São Paulo. Mas tudo isso realmente deve ser chamado de crise propriamente dito?

Para que possamos ter uma convicção sobre o sentido do que seria uma crise nestes acontecimentos recorro ao trivial e vou tentar simplificar o sentido da palavra diretamente do Dicionário Aurélio onde ela significa:

Mudança brusca que se produz no estado de um doente e que se deve à luta entre o agente agressor infeccioso e as forças de defesa do organismo. / Período de manifestação aguda de uma afecção: crise de apendicite. / Manifestação violenta, repentina e breve de um sentimento, entusiasmo ou afeto; acesso: crise de gargalhadas; crise de arrependimento. / Fig. Momento perigoso ou difícil de uma evolução ou de um processo; período de desordem acompanhado de busca penosa de uma solução: a adolescência é uma crise necessária. / Fig. Conflito, tensão: crise familiar. / Fig. Ausência, carência, falta, penúria, deficiência: crise de mão-de-obra. / Decadência; queda; enfraquecimento: crise de moralidade. // Crise econômica, ruptura periódica do equilíbrio entre produção e consumo, que traz como conseqüências desemprego generalizado, falências, alterações dos preços e depreciação dos valores circulantes. // Crise ministerial, período intermediário entre a dissolução de um governo e a formação de outro em regimes parlamentares.

Então, pelo significado da palavra no Aurélio concluo que realmente deve existir uma crise, mas é interna, do Governo Dilma, não institucional, não esta abalando as estruturas das instituições brasileiras, apenas um dos ministros teria deixado de informar, ou melhor, tornar público, o fato de que atuou como profissional e teve lucros pelos trabalhos prestados, sendo que teria se utilizado de informações privilegiadas por estar muito próximo do poder.

A oposição faz seu papel com ajuda da mídia, denuncia e cobra, o Governo se defende e a vida continua. Agora, imaginar que o Governo poderá ser afetado em sua popularidade ou até mesmo em seu apoio ao nível de legislativo por causa de um “desvio de conduta” de um de seus ministros é exagero. O cargo de ministro é de confiança da Presidência da Republica, uma canetada e tudo estará resolvido, certo?

As pessoas que estão aprovando o trabalho de Presidenta Dilma, assim como aprovaram o ex-presidente Lula, decididamente não vão mudar de opinião tão rapidamente por causa do PIG ou até mesmo do fato de até mesmo o “Conversa Afiada” estar contra o Ministro Palocci.

O Brasil, apesar de um solavanco de inflação passageiro continua crescendo, as pessoas podem até ter diminuído um pouco o consumo, mas os empregos continuam aparecendo e a vida que a imensa maioria dos brasileiros levam hoje ainda é muito melhor do que a vida que levavam no até 2002 quando elegeram Lula Presidente.

Diante do exposto eu pergunto: Que crise é essa? A quem ela interessa? Seria mesmo uma crise?

 Resposta: Para o poeta decifrar a crise é muito mais simples do que podemos imaginar. Confiram.


E mais, apenas para encerrar, para uma compressão maior sobre o que realmente representa a chamada de "Crise Palocci" dêem uma lida no artigo do Marcos Coimbra direto do Viomundo:


http://www.viomundo.com.br/politica/marcos-coimbra-brasil-sem-miseria-e-o-caso-palocci.html


Flávio Luiz Sartori