segunda-feira, 1 de abril de 2013

É INEVITÁVEL QUANDO SE CHEGA AOS CINQUENTA ANOS REFLETIR SOBRE O SENTIDO DA VIDA, AFINAL QUAL É REALMENTE NOSSA MISSÃO AQUI?


Para responder esta pergunta que todos nós fazemos para nós mesmo fui buscar inspiração na poesia de Mewlana Jalaluddin Rumi, conhecido mais popularmente no mundo simplesmente como Rumi, poeta, teólogo, jurista, e Sufi místico, que viveu no século XIII. A poesia Rumi foi além das as fronteiras nacionais e étnicas. Seus poemas têm sido amplamente traduzido em muitas línguas do mundo e transpostos para vários formatos. Em 2007, ele foi descrito como o "poeta mais popular na América".

Tive acesso a poesia de Rumi através deste vídeo, nele a reflexão das palavras do poema "Quem diz palavras com a minha boca?" traduzem de forma sucinta o sentido da vida, da nossa caminhada rumo ao nosso destino.



E é claro a tradução e a transposição do poema na nossa linguagem do português abrasileirado:


"Quem diz palavras com a minha boca?

O dia todo eu penso nisso, mas é só de noite que eu digo.
De onde eu vim, e o que eu deveria estar fazendo?
Eu não faço ideia.
A minha alma é de um outro lugar, tenho certeza disso,
e minha intenção é de lá m’acabar.

Essa embriaguez começou em alguma outra taverna.
Quando eu voltar, um dia, àquele lugar,
Estarei completamente sóbrio. Enquanto isso,
Sou como um pássaro de algum outro continente, sentado neste aviário.
Há de chegar o dia em que eu voe,
mas quem é este em meu ouvido, agora, que ouve a minha voz?
Quem é este que diz palavras com a minha boca?

Quem é este que observa com os meus olhos? O que é a alma?
Eu não consigo parar de indagar.
Se eu pudesse experimentar um só gole do que fosse uma resposta,
Eu poderia me livrar desta prisão para bêbedos.
Eu não vim para cá por conta própria, e não posso ir embora desse modo.
Quem quer que seja que me trouxe aqui terá de levar-me para casa.

Até essa poesia. Nunca sei o que vou dizer.
Eu não planejo.
Quando já estou fora do falar-se disso,
Fico bastante quieto, não digo quase nada.


BOA REFLEXÃO...

Flávio Luiz Sartori



Um comentário:

  1. Oi amigo, tudo bem? Sou o Marcos, administrador do Blog do Bicho do Mato e venho, através deste comentário, lhe convidar para o Primeiro Concurso de Poesias, "Pena de Ouro" do Blog do Bicho do Mato, que será realizado de 20 a 30 de abril de 2013. Ficarei muito honrado com sua participação que será muito importante para o êxito deste evento.

    Para ler o regulamento, clique neste LINK. Conto com sua presença.

    Grato pela atenção.

    Grande abraço do amigo Marcos. Até mais.

    ResponderExcluir