sexta-feira, 7 de junho de 2013

BLOG "A ESSÊNCIA ALÉM DA APARÊNCIA" LANÇA A CAMPANHA CONTRA A FOFOCA INSPIRADA NA OBRA DO PSICANALISTA BRASILEIRO JOSÉ ÂNGELO GAIARSA, AUTOR DA GENIAL OBRA "TRATADO GERAL SOBRE A FOFOCA".



O PRECONCEITO
A fofoca é o movimento contra o acontecimento
vivo, é uma defesa da estrutura contra a mudança. 
Só os dois juntos, FOFOCA E PRECONCEITO, 
podem dar uma ideia completa sobro o 
funcionamento social e o da personalidade.
(José Ângelo Gaiarsa)

Depois de ser vítima de muitas fofocas e com base em suas experiências, Gaiarsa escreveu o livro “Tratado Geral Sobre a Fofoca”.

Para Gaiarsa, a fofoca vem de ações que seriam mal vistas por alguém ou pela sociedade e deixam de ser feitas, se tornando desejos reprimidos. Assim quando uma pessoa vê outra realizando um de seus desejos reprimidos, ela passa de sentir fascínio pelo outro para ódio e para se “vingar”, faz uma fofoca.

O problema das fofocas é que elas não são verdades completas, pois quem as espalha não teve a mesma experiência que o fofocado, e a cada pessoa que passa, ela tende a mudar um pouco porque o entendimento do ouvinte é diferente do fofoqueiro.

Todas as pessoas fofocam, independendo do cargo ou importância na sociedade. Mas as pessoas mais famosas tendem a ser mais fofocadas por estarem mais expostas, logo tendem a tomar mais cuidado com suas ações para serem vistas como modelos de cidadãos. A fofoca está presente em todos os lugares, em casa, no colégio, no trabalho, até quando se está sozinho, você fofoca consigo mesmo.

Somos muito focados em nós mesmos, muitas vezes nem percebemos o que está acontecendo ao redor, desde pequenos aprendemos que quando o pai está bravo ou a mãe triste, não devemos falar sobre isso, quando crescemos acabamos por nos tornarmos individualistas, o nosso convívio social se apoia em duas frases: “Se eu não disse então não existe” e “Se ninguém viu então não aconteceu”.

O autor divide as pessoas em mortais e iluminados, para ele os iluminados são os que quebram as barreiras impostas pela sociedade, e experimentam o fato antes de julga-lo.

Segundo o psicanalista, a única defesa eficaz contra a fofoca, seria falar tudo sobre a sua vida pessoal pra qualquer um em qualquer lugar, você estaria espalhando a fofoca, mas a diferença é que neste caso você saberia que tudo é verdade.


A fofoca está presente na mídia como que se fosse a coisa mais normal do mundo, olha ai a trilha da abertura da novela "Te Contei?", exibida nos anos setenta do século passado...




Aguardem os próximos capítulos desta campanha que só esta começando...


Flávio


Nenhum comentário:

Postar um comentário