quinta-feira, 26 de setembro de 2013

RESULTADO DA ÚLTIMA PESQUISA IBOPE/ESTADÃO: QUEDA EXPRESSIVA DE MARINA SILVA E SERRA Á FRENTE DE AÉCIO DEVEM TER COMO CONSEQUÊNCIA O ACIRRAMENTO DA DISPUTA INTERNA NO CAMPO DA DIREITA.


Serra ou Aécio? Quem irá carregar a bandeira da direita em 2014?

A Pesquisa do IBOPE sobre a corrida presidencial realizada para o Estadão e divulgada nesta noite de 26/09 deve ser interpretada de várias maneiras, ou seja, não podemos considerar somente os resultados estatísticos da pesquisa, que mostram uma subida vertiginosa da Presidenta Dilma Roussef, a queda de Marina Silva e a estagnação de Aécio e Eduardo Campos, temos que levar em conta, na realidade, qual será o resultado prático dos números nas articulações que se seguirão de agora em diante.

A subida de Dilma é um fato em si que já era esperado e que já tinha sido demonstrado em outras pesquisas anteriores recentes. Todos sabem que a presidenta transita nos 40% já a algumas semanas e que se ela esta crescendo e o número de indecisos mais brancos e nulos continua alto na casa dos 25 a 30%, nesse cenário temos que levar em conta que a intenção de votos da presidenta para subir foi em decorrência da queda de outros candidatos, no caso em maior escala de Marina Silva.

Por incrível que possa parecer para o Partido da Imprensa Golpista, o PIG, a queda de Marina Silva foi sopa no mel porque ficou claro que a votação dela em 2010 aconteceu em decorrência da ação da direita radical serrista que criou um clima de terrorismo apelando para a predominância do ódio que se transformou momentaneamente em “voto de protesto” e foi para Marina Silva quase levando ela ao segundo turno. Agora em 2013, mais uma vez observamos o mesmo fenômeno logo depois das manifestações de junho e julho, com o ódio exacerbado provocando um momento de substituição da razão pela emoção e deslocando parte da opinião pública para mais uma situação de “intenção de voto de protesto” que só podia mesmo se direcionar para Marina Silva. Ler "Cavalo passou arreado, mas Marina não montou" direto do Estadão no link http://blogs.estadao.com.br/vox-publica/2013/09/26/cavalo-passou-arreado-mas-marina-nao-montou/.

A queda de Marina Silva de 22% para 16%, uma perda de quase 30% de sua intenção de votos, mostrou de maneira bem clara a fragilidade de sua candidatura, que já não era digerida completamente pela direita e os setores entreguistas aliados, que sonham com um candidato vindo de suas hostes e comprometido com seus objetivos de fazer o Brasil voltar ao tempo de dependência anterior a chegada de Lula ao poder em 2003. Marina Silva sempre foi para a direita, nada mais nada menos, que um passaporte para um segundo turno, com um candidato de direita disputando com Dilma exatamente como aconteceu em 2010.

Nesse caso o problema passa a ser então, quem poderá levantar a bandeira da direita, ultrapassando Marina e contando com possíveis 15% a 20% de votos nela, para ir a um segundo turno com Dilma em 2014?

Elementar meus caros, se Aécio esta empacado e Eduardo Campos não sai do lugar, só Serra poderia cumprir este papel.

Em uma realidade onde cada vez fica mais claro que a força de Dilma com o apoio de Lula e aliados são barreiras difíceis de serem transpostas, com o próprio PIG, principalmente a Rede Globo, cada dia mais desmascarado e mais enfraquecido como “formador de opinião”, não restará outra saída para a direita e seus aliados senão, a radicalização e a tentativa de substituir o debate político sobre qual o melhor projeto para o futuro do Brasil pelo confronto irracional e sectário.

Para direita a queda de Marina Silva será a oportunidade de tentar capitalizar e se qualificar definitivamente para um segundo turno em 2014 com Dilma, para que isso aconteça um dos dois, Aécio ou Serra, terá que ser sacrificado porque com os dois disputando, se Serra sair do PSDB, a direita não tem a menor chance. Nos próximos dias, Serra turbinado por esta pesquisa, mesmo com apenas um ponto à frente de Aécio, vai jogar pesado, não tenham dúvidas.

Quanto a Eduardo Campos, cada vez mais ele caminhará rumo a sua hora da verdade, agora com Ciro Gomes no campo oposto ao dele na briga pelos votos, principalmente do Nordeste, apoiando Dilma em dupla com Lula, o que tornará a tarefa de Eduardo de subir nas pesquisas cada dia mais difícil e seu sonho cada vez mais distante.

Nesse cenário restará a Marina Silva torcer para que Aécio e Serra se separem para a direita ir para a disputa dividida e fraca proporcionando a Marina uma possibilidade de ir ao segundo turno.

Os últimos dias que faltam até o inicio de Outubro, quando o quadro político definitivo para 2014 terá seu primeiro desenho, deverão ser emocionantes, principalmente para a oposição de direita e eventuais sonhadores.

Acesso ao relatório completo da pesquisa IBOPE no link:
http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Documents/JOB_1394_BRASIL%20-%20Relat%C3%B3rio%20de%20tabelas%20(imprensa).pdf


Flávio Luiz Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário