terça-feira, 12 de novembro de 2013

CAPACIDADE DE MANIPULAÇÃO DE NOTÍCIAS PARA ENGANAR UMA MINORIA ESTA FICANDO CADA VEZ MAIS DIFÍCIL E LEILANE NEOBARTH JUNTO COM JULIANA ROSA JA NÃO TEM ARGUMENTOS PARA CRIAR O CLIMA DE CAOS.


Juliana e Leilane: a missão delas é criar um
clima de caos todos os dias.


Para manter uma parcela da opinião pública no campo da “oposição” o Partido da Imprensa Golpista, o PIG, trabalha com falsas informações, tudo no sentido de criar um clima de crise permanente. Por isso acompanhar a dupla dinâmica formada por Leilane Neobarth e Juliana Rosa na Globo News todas as tardes é uma exercício de leitura de como a oposição trabalha para manter seu nicho ideológico.

Hoje foi um dos dias em que era inevitável parar para analisar, principalmente quando percebi que Leilane insistia muito na tal queda da indústria.

Como já estamos cansados de saber o Globo News é hoje porta voz da opinião pública contrária aos Governos Lula e Dilma formada pela classe média tradicional que o mestre Marcos Coimbra muito bem definiu como os antipetistas, que são uma corrente de opinião pública ideologicamente situada à direita. Para eles tanto faz Aécio, Eduardo Campos, Marina, Serra, qualquer um que puder derrotar Dilma Roussef no ano que vem serve, como aliás deixou bem claro ninguém menos que o próprio FHC.

Antes de convocar Juliana, Leilane mostrou uma reportagem com depoimento gravado de um traficante arrependido, um tal de Gordinho, onde ele afirmou que traficantes se infiltram sim nas manifestações, que a tática é se misturar no meio dos “playboys”, encher eles de droga e apavorar pra valer. Ou seja, depois de convocar as manifestações de junho e julho, agora Leilane tem que ser contra as manifestações futuras, principalmente depois que ficou bem claro que as manifestações tinham se voltado contra a Globo e os irmãos Marinho.

Chega a hora de falar da economia brasileira e Leilane convoca Juliana para fazer a pregação junto ao público “coxinha” de que a indústria brasileira esta em queda, que sinais muitos perigosos estão no ar, que a queda do setor industrial nos últimos dose meses foi de terríveis 0,9% e que esta tendência vai continuar no ano que vem e nesse caso vão acontecer demissões, Juliana Chega a se regozijar com a previsão “macabra” que expressa o sonho dos irmãos Marinho, Leilane mantém o ar de indignação. Tudo apenas e tão somente, nada mais que um teatro.

Mas a farsa dos desejos de caos comparáveis à torcida da Marina Silva pela volta dos manifestantes dura pouco, elas mesmo acabam contradizendo o pessimismo apresentado em relação a indústria, o Natal está ai e o comércio, este sim vai bem e a pauta não pode negar, a reportagem se desloca até a 25 de Março em São Paulo, milhares pelas ruas já comprando para o Natal, todos com o otimismo a flor da pele.

Movimento do comércio na 25 de Março em
São Paulo, ducha de água fria no catastrofismo
do PIG e dos irmãos Marinho. 

Então como explicar que os “significativos” 0,9% de queda na indústria não tiraram a vitalidade de consumo deste povo? Ai a dupla de “sabidas” se contradiz ao assumirem que para elas se trata de um fenômeno de explicação difícil. Na verdade, não tem segredo, as pessoas saem da indústria e vão para outras áreas, comércio, serviços, micro empreendimentos e outros, cadê a crise?

Antes de terminar lembro-me de uma reflexão da própria Juliana Rosa sobre o mercado de trabalho na indústria, onde ela observa que os empresários estão com dificuldade de contratar por falta de qualificados profissionalmente e que os salários estão altos porque os trabalhadores qualificados precisam ser mantidos nas empresas e o desemprego está baixo, que isso é bom para os trabalhadores, mas ela é obrigada a admitir que os empresários queriam mesmo é ter mais funcionários disponíveis para pagar menos, ou seja, Juliana Rosa insinua que o certo seria a volta do desemprego, pode?????

 

Um comentário:

  1. pode. independente da perspectiva partidária, que o calor da próxima eleição trouxe já para os dias de agora ( 35° em SP e muitas outras cidades....kkk), o tema "desenvolvimentismo = PROGRESSO" é o grande perdedor da "manipulação" da informação. Há um retrocesso epistemológico nas análises do PIG e de seus honrados, justos e sinceros opositores. No capitalismo moderno, tambem chamado por alguns de "capitalismo socialista", o debate para a elevação/formação de opinião (interativa) é sobre a sustentabilidade. Da economia, dos recursos, das relações, do conhecimento. Ou seja, da vida.

    ResponderExcluir